Sorri para a vida

2021
Fotografia © Ezra Jeffrey | Cartaz © Laura Almeida Azevedo
Fotografia © Ezra Jeffrey | Cartaz © Laura Almeida Azevedo

O segredo do nosso destino é a forma como encaramos a vida! Um sorriso ao despertar é meio caminho para sentir o sol a brilhar. A vida terá cor, mesmo que o céu esteja cinzento e as nuvens o queiram tapar.

Sorri para a vida. Mostra-lhe o sorriso da tua alma. Diz-lhe que não reconheces o rosto da tristeza. Lágrimas são apenas pequenas gotas, que, por vezes, escorregam do céu dos teus olhos. Uma chuva que se solta só naqueles dias em que olhas para o mundo lá fora e não consegues, de imediato, encontrar o amor.

O destino é o que tu procuras, sem ver que ele já está ao teu lado. Olha-o de frente. Vê como ele tem a mão esticada para ti. Agarra-o com as duas mãos. Ele tem tudo o que tu precisas.

O segredo do destino é a surpresa da vida. Cada novo dia é sempre um recomeço. Fazer tudo de novo. Acordar, viver e sonhar. Acreditar, semear e colher.

Plantaste ontem. Hoje, vais colher dessa plantação. Se trataste bem da tua planta, vais ter uma linda flor. Será ela que vai dar cor aos teus dias e perfumar a tua vida.

O paraíso que, ontem, viste nos sonhos, poderá ser a realidade do mundo em que vives hoje. Quem sabe até será a linha do horizonte onde já desenhas o futuro. Voltarás, todos os dias, a sonhar para que o dia, hoje, seja sempre uma memória para te acompanhar.

Viver é isso. Fazer rodar o tempo. Não deixar que os sonhos parem. Agarrar todos os momentos. Não deixar passar a vida. Amanhã, não terás a mesma oportunidade de hoje. Os momentos não se repetem e a felicidade não se adia. Os sonhos não se regem pelo relógio. Os dias no calendário da vida acontecem, sem que tenhamos que os procurar. Estamos lá porque temos que estar. O destino marca a hora e nós somos as marionetas que ele gosta de controlar.

Vive. Vive e não penses.

Sorri. Sorri e não te questiones. A razão não conhece sentimentos. Os sentimentos não têm explicação.

Sente e vive. Não penses. Abraça quem te faz feliz. Surpreende quem te ama sem qualquer explicação. Deixa-te ficar nesse abraço, sem pensar em mais nada. O mundo lá fora é dos outros, que são iguais a ti em fragilidade, sonhos e sentimentos.

Tu és tu. Diferente de todos. Sozinho, serás apenas solidão. Precisas dos outros para te fazerem companhia, para te ajudarem a sonhar. Não mudes pelo mundo. A originalidade torna-te mais forte. É essa força de te dá coragem para continuar.

Cresceste. Aprendeste. Não mudes. Completa-te.

O teu sorriso é a coragem de que precisas para seguir em frente com a tua vida. A força que procuras para saltar a muralha que te impede de ver a linha do horizonte. A ponte que o destino te estende para poderes fazer a viagem até à felicidade.

Aproveita e vive… A vida são apenas momentos que não voltam.

Comments

comments

PARTILHAR
Artigo anteriorAmores com hora marcada
Próximo artigoOs paradoxos do amor
ANGELA CABOZ, a miúda gira
Nasceu em Tavira há 49 anos. Desde a adolescência que é uma apaixonada pela leitura, pela escrita, pelo cinema e pela música. Escreve sobre sentimentos e, nas palavras, reflete a maneira de ver e de sentir o mundo. Em 2014, realizou um sonho: a publicação do seu livro «À procura de um sonho». Desde então, tem participado em várias obras coletivas.