Dia mundial sem tabaco (até 25 de maio)

    Submissão: 23 a 25 de maio | Publicação: 31 de maio

    308
    Ilustração © Laura Almeida Azevedo
    Ilustração © Laura Almeida Azevedo

    O Dia mundial sem tabaco vem aí. É dia 31 de maio. E é, seguramente, um bom dia para falarmos de vícios, de dependências, de não aceitação, de força de vontade, de impotência, de claustrofobia interior e de hábitos incontroláveis.

    Desafio

    Escreve um artigo sobre isto. Pode ser sobre o tabaco em si, caso fumes ou tenhas passado pelo vício do tabaco e tenhas uma boa história — emotiva, motivacional, entusiasta, reivindicadora. Conta-nos o teu percurso; a inocência do primeiro bafo; as companhias; o dia fatídico em que, de repente, percebeste que, afinal, não era só um hábito social, mas um vício entranhado em ti. Ou, então, opta apenas por falar do vício em termos genéricos, caso sintas que escrever apenas sobre o tabaco é minimizar toda a força que a abordagem ao tema pode ter.

    Quão avassalador é dependermos de alguma coisa, ou de alguém? Quão angustiante é sofrermos e, mesmo assim, puxarmo-nos a nós próprios para o sofrimento, como se nos quiséssemos castigar, como se nos viciássemos na dor que ele nos causa e que, apesar de tudo, nos faz sentir vivos? Que estratégicas mentais usamos para negar o óbvio, para rejeitar a realidade, porque não sabemos viver em nenhuma outra? Quantas vezes nos sabotamos a nós próprios com argumentos disto e daquilo, quando, no fundo, não temos coragem para arriscar a mudança e enfrentar aquilo, do qual dependemos, que controla cada dia da nossa vida? E cada segundo? Perdeste alguém próximo por causa do tabaco? Queres partilhar connosco a tua história?

    A ideia é, seja um vício de tabaco, seja uma história emotiva sobre como te libertaste dele (ou como o viveste), seja outro vício qualquer, terminares sempre o teu texto com uma inspiração motivacional. Impulsionares a consciência, a mudança, a limpeza interior.

    Regras

    Tipo de texto: autobiográfico, motivacional
    Registo: humorístico, emotivo, reivindicador
    Data de entrega: entre o dia 23 a 25 de maio até às 23h
    Data da publicação: 31 de maio
    Número de textos: 1 texto por autor

    Como participar

    A partir de 23 de maio, podes submeter o teu texto na plataforma, dando-lhe o título «Desafio Dia do Tabaco». Não são considerados textos submetidos em datas anteriores. O objetivo é até dia 23 teres tempo para amadurecer a tua ideia e trabalhares o teu texto com calma e concentração.

    Seleção

    Vão ser selecionados, por mim, 4 textos dos primeiros 8 submetidos na plataforma, com base na técnica da escrita, na originalidade, na clareza de ideias e na perspetiva da abordagem.

    Nota

    Estes textos são publicações adicionais aos 4 textos mensais, incluídos no plano de subscrição como autor(a).

    O desafio está lançado! Boas inspirações! ☺️

    Comments

    comments

    PARTILHAR
    Artigo anteriorÉs a tua maior força
    Próximo artigoVoltei!
    LAURA ALMEIDA AZEVEDO, a desafiadora
    37 anos. Uma dose saudável de loucura. Gosto por tudo o que é novo, diferente, ousado, criativo. Apaixonada por palavras, desenho e comunicação. Licenciada em Jornalismo. Designer gráfico, ilustradora e autora do livro e do blogue «Apetece(s)-me». Incapaz de viver sem a luz do sol, mas completamente rendida ao silêncio da madrugada. Viciada em música, chocolates e varandas. Fascinada por cidades, pessoas e emoções. Nunca diz que não a uma discussão construtiva: afinal, é a conversar que as pessoas se entendem. Em miúda, o seu jogo preferido era o Jogo da Verdade.